quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Editorial da Juventude

No Brasil

Eleger o Lula aqui foi uma boa. Não tanto quanto a gente queria que fosse, mas muita coisa melhorou. A juventude passou a ser reconhecida, a ter vez e voz. A conquista do Conselho, da Secretaria e da Conferência Nacional da Juventude foram importantes pra discutir com o governo e que a gente quer e precisa. Os debates sobre assuntos nossos como educação, cotas, sexualidade e drogas passaram a ser mais próximos da nossa realidade, até porque agora nós também podemos participar. E além disso, temos um ministro jovem tocando o Ministério dos Esportes e mandando bem como fez no PAN e nos programas de desenvolvimento dos esportes.
O desenvolvimento econômico também é outra coisa que ta ajudando. Tem cada vez mais empregos e os salários têm melhorado um pouco. Alguns de nós até conseguem entrar na universidade, fazer um bom curso profissionalizante ou começando um negócio e estão começando a se dar bem! Mas ainda não é todo mundo, e pra uma galera aí fora, viver de treta errada continua sendo mais negócio... O governo precisa fazer mais, investir mais e melhor na educação, diminuir a taxa de juros pra rolar mais empregos, botar mais grana pra cultura, pro esporte, pra saúde, pra moradia, pra educação... e menos grana pros bancos, pros especuladores e pra turma do colarinho branco!

Em Minas

Aqui em Minas a gente continua vivendo um faz-de-contas... O Aécio faz um monte de propaganda e a gente não vê nada daquilo na vida da gente. A educação continua precária, os programas sociais não funcionam e a polícia continua na tese do PPP... é preto? Pobre? Porrada!

E em BH

A cidade avançou muito nos últimos 14 anos. A eleição de governos democráticos e populares criou espaços importantes de participação popular e possibilitou investimentos na periferia, como obras de urbanização e construção de equipamentos públicos. Vários programas sociais foram criados e a gente pode dizer que estamos numa situação bem melhor que outras capitais.
Mas nem tudo são flores... Vários programas precisam ser melhorados. Se fomos pegar a educação como exemplo, a Escola Plural e a Escola Integrada são iniciativas muito boas, mas pra funcionar têm que ter investimentos maiores e uma implementação participativa, com a participação de todos. Em 2008 temos eleições e é preciso que quem for eleito tenha compromisso com o povo e com a juventude.
E aí, o que a gente faz?
A gente precisa lutar! E a luta dá mais certo se a gente se organizar. Discutir os assuntos que pegam pra gente, organizar festivais, concursos, cursos, festas e colocar nossas idéias na roda. Se os problemas forem maiores do que as nossas condições de resolver, vamos buscar aliados, reunir, mais gente, cobrar dos governos... Afinal, se a gente não se ligar nos nossos problemas e encontrar as soluções a gente acaba ficando na mão. Algumas idéias já tão rolando, e o que a gente quer fazer é:
Promover e valorizar a educação de qualidade;
Defender e promover meios de ampliação de vagas e manutenção dos alunos de escolas públicas nas universidades, como a defesa do sistema de cotas e a organização de cursos pré-vestibulares populares e comunitários;
Combater o analfabetismo funcional;
Promover ações de inclusão digital;
Estimular a produção literária e divulgar a literatura estabelecendo, inclusive, redes de bibliotecas comunitárias;
Promover ações que facilitem o acesso do jovem à qualificação profissional e ao mercado de trabalho;
Promover o desenvolvimento cidadão dos jovens através de ações e programas de estímulo à participação em movimentos sociais e entidades representativas, como os grêmios estudantis e diretórios acadêmicos;
Estimular a produção e difusão cultural;
Promover ações que favoreçam a democratização dos meios de comunicação, incluindo o estabelecimento de parcerias, difusão e produção de material audiovisual;
Estimular a prática esportiva e fortalecer grupos já existentes, inclusive desenvolvendo parcerias.
Ah! É claro que muitas outras idéias vão rolar... e vai chegar mais gente pra dar uma força e participar. Isso é só o começo, e com a galera unida, a coisa vai bombar! Formou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário